Iphan estuda incluir Boi-Bumbá do AM ao Patrimônio Cultural Brasileiro

Equipes tentam reunir documentos e bibliografias sobre os bumbás. Pesquisa irá retratar bumbás de oito municípios do Amazonas.
Equipes vão reunir documentos e bibliografias sobre as expressões culturais no Médio Amazonas (Foto: Frank Cunha/G1 AM)
Pesquisadores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizam estudo para colher informações sobre a cultura dos bumbás do Médio Amazonas. O objetivo é promover a candidatura do Boi-Bumbá do Médio Amazonas a Patrimônio Cultural Brasileiro.

Os trabalhos de coleta ocorrem nos municípios de Itacoatiara, Itapiranga, Manaus, Nova Olinda do Norte, Maués, Boa Vista do Ramos, Barreirinha e Parintins.
Segundo o Iphan, as equipes tentam reunir documentos e bibliografias a respeito dos bumbás para compor o estudo sobre as expressões culturais no Médio Amazonas. Artesãos de alegoria e costureiras vão passar por entrevistas.
Segundo o Iphan, além dos bumbás de Parintins, manifestações de outros municípios também serão estudadas (Foto: Frank Cunha/G1)
De acordo com o órgão, a proposta é reunir informações sobre todas as manifestações realizadas nas cidades do Amazonas. O instituto também informou que além dos bumbás de Parintins, Garantido e Caprichoso, as manifestações de outros municípios como Nova Olinda do Norte, Boa Vista do Ramos e Barreirinha também serão destacados na pesquisa.
Segundo registros do Iphan, as primeiras referências ao boi-bumbá no Brasil foram feitas em 1840 no estado de Pernambuco. As apresentações ocorriam com caracterizações cômicas feitas por populares, incluindo negros escravos, como forma de denúncia social. Na Amazônia, o boi-bumbá adquiriu uma representação artística inspirada no indígena e, durante os últimos tempos, alcançou a dimensão de espetáculo.
Fonte: G1