Archive Pages Design$type=blogging

destaque

Iphan conduz inventário sobre os bois-bumbás do Amazonas

Área definida para o estudo reúne sete municípios da região do Médio Amazonas, além de Parintins.


Manaus - Iniciado em novembro do ano passado, o inventário do Complexo Cultural dos Bois-Bumbás do Médio Amazonas e Parintins pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) deve ser concluído dentro de dois meses. A informação é do superintendente estadual do órgão, Sérgio Ivan Gil Braga. Ao todo, oito municípios integram a área de estudo: Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Itacoatiara, Itapiranga, Manaus, Maués, Nova Olinda do Norte e Parintins.
“Para propor, oportunamente, alguma ação de tombamento, precisamos de informações consistentes a respeito dessas manifestações culturais. É justamente em que consiste esta fase”, afirmou o superintendente. “Este estudo visa a criação de um inventário, o que motivou a contratação, via licitação pública, da empresa Memória Arquitetura (MG), que tem experiência no ramo”, complementou.
De acordo com Sérgio Ivan, encerrado o primeiro estágio, será dado início a um novo processo de licitação. “Será para o aprofundamento, a segunda fase. Identificaremos os agentes culturais dos bois-bumbás dessas localidades, em uma atividade cujos produtos serão entrevistas, imagens e até mesmo vídeos”, explicou. “Os representantes da nova empresa, que será contratada também via licitação, se utilizarão de instrumentos próprios do Iphan”, prosseguiu, referindo-se ao Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC).
“São fichas cadastrais baseadas em uma metodologia que foca o preparo e o cruzamento de dados para análise”, explicou. Segundo ele, não há data definida para a conclusão geral do processo.
A seguir, as principais manifestações de bois-bumbás existentes em cada cidade estudada pelo instituto.
Parintins
A mais popular disputa entre bois-bumbás do Estado — Garantido (vermelho e branco, com um coração na testa) e Caprichoso (azul e negro com uma estrela na testa) — chegou, este ano, a 47º edição. A festa ocorre no último fim de semana de junho.
Maués
Realizado na Ilha de Vera Cruz, o festival folclórico reúne três bois-bumbás: Brilhante (azul e branco) e Malhado (amarelo e branco), ambos da comunidade da ilha de Vera Cruz, e Garantido (vermelho e branco), da comunidade Nossa Senhora das Graças do Laguinho, situada na área do Baixo Maués Açu. Cada boi possui cerca de 80 brincantes.
“São bois que despertam toda a criatividade cabocla do Estado, diferentemente dos de Parintins, que já assimilaram elementos de outras regiões”, afirmou o secretário de Turismo do município, Xico Gruber. “Acho válida essa iniciativa do Iphan, principalmente por sermos a primeira e, até agora, única cidade do Amazonas a ter um Plano Municipal de Cultura (PMC). Ele está em fase final de aprovação na Câmara Municipal”, complementou.
Itacoatiara
No festival folclórico do município, há a disputa entre os bois Sangue Azul, Diamante Negro e Coração Vermelho. “Os dois primeiros são derivados do Caprichoso, enquanto o último, do Garantido. Não acho interessante essa influência de Parintins, pois acredito que nossa verdadeira manifestação está no boi de rua, que é o Flor do Campo. Ele arrasta cerca de cem pessoas às ruas da cidade”, comentou o diretor do Departamento Artístico da Secretaria Municipal de Cultura de Itacoatiara (SEMC), Thyrso Munhoz. “Havia um na zona rural da cidade, mais precisamente na comunidade de Piquiá, mas foi extinto”.
Manaus
Sede do Festival Folclórico do Amazonas, a capital do Estado traz a competição entre os bois-bumbás Brilhante (boi marrom, que possui um diamante incrustado na testa), Corre-Campo (touro branco, malhado de marrom, que tem um mapa do Brasil na testa) e Garanhão (cor preta).
Nova Olinda do Norte
Celebrado no final de agosto e início de setembro, o Festival Folclórico de Nova Olinda do Norte divide a localidade entre o azul do boi-bumbá Diamante Negro e o vermelho do Corre Campo.
Barreirinha
O festival folclórico da cidade tem o duelo entre os bois Touro Preto e Touro Branco.
Itapiranga
O festival folclórico da cidade tem o duelo entre os bois Mineirinho e Surubim, durante o mês de junho.
Boa Vista do Ramos
O festival folclórico da cidade tem o duelo entre os bois Mina de Ouro e Tira-Fama.
Fonte:D24am
Nome

acidente agricultura água animal bovinos câmara católico cheia cidadania comunicação concurso contas cooperativa corrupção cultura curso dança denúncia deputado destaque drogas economia educação eleições emprego enche enchente enchete encontro energia entretenimento esporte festa folclore futebol governador idam indígena infra estrutura internet justiça literatura luta maués meio ambiente moda morte municípios música padre padroeira pagamento parintins pescadores politica política porto prefeito prefeitura prisão processo seletivo professor projeto rondon psc reclamação recursos religião ronilson de souza rural saae saneamento básico saúde segurança senador tce telefonia trabalhador tráfico transporte uea veículo verbas vereador vestibular vivo
false
ltr
item
Portal de Boa Vista do Ramos: Iphan conduz inventário sobre os bois-bumbás do Amazonas
Iphan conduz inventário sobre os bois-bumbás do Amazonas
http://1.bp.blogspot.com/-HcZTQ_mFuMg/UC95VIXLKiI/AAAAAAAABkg/kIDgWM59NIg/s640/53229_460x270_0272768001345253719.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-HcZTQ_mFuMg/UC95VIXLKiI/AAAAAAAABkg/kIDgWM59NIg/s72-c/53229_460x270_0272768001345253719.jpg
Portal de Boa Vista do Ramos
http://www.portalbvr.com.br/2012/08/iphan-conduz-inventario-sobre-os-bois.html
http://www.portalbvr.com.br/
http://www.portalbvr.com.br/
http://www.portalbvr.com.br/2012/08/iphan-conduz-inventario-sobre-os-bois.html
true
3426349743776412851
UTF-8
Not found any posts Leia mais Reply Cancel reply Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDAMOS PARA VOCÊ Tag ARCHIVE Busca Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago