Escolas com melhor e pior nota do AM no Ideb estão na capital, aponta MEC

Números revelam ainda a baixa qualidade de escolas indígenas no estado.Dados divulgados pelo MEC avaliam apenas escolas públicas.
As escolas públicas com maior e menor índice de qualidade no ciclo básico de ensino do Amazonas estão concentradas na capital. A informação é do Ministério da Educação (MEC), de acordo com dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011, divulgados nesta terça-feira (14). Os números revelam ainda a baixa qualidade do ensino indígena no estado.
Realizado a cada dois anos, o Ideb analisa dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil, aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio.
Na 8ª série, que marca o fim do ensino fundamental, a escola com pior desempenho foi a Escola Municipal Carlos Gomes, localizada na Compensa 2, Zona Oeste de Manaus, com nota 0,9, em uma escala de 0 a 10. Já a Escola Estadual Marcantonio Vilaca II, na Cidade Nova, Zona Norte, obteve a maior nota: 6,4.
A segunda escola com melhor desempenho foi o Colégio Militar de Manaus, com nota 6,2. As escolas estaduais Professor Djalma da Cunha Batista, na capital, e Euclides Correa Vieira, em Beruri, ficaram com o 3º e 4º lugar, e em seguida o Colégio Militar da Polícia Militar, localizado na Zona Sul de Manaus, em 5º.
Os índices do Ministério da Educação também são preocupantes para a baixa qualidade no ensino destinado aos povos indígenas no Amazonas. Escolas indígenas ocupam seis posições no ranking das 10 unidades com notas mais baixas. As notas variam de 1,1 a 1,6. As seis unidades com baixo desempenho estão localizadas nos municípios de Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença e Tabatinga.
]
Fonte: G1