Coopmel estabelece novas metas para produção

Produtores de mel mantém áreas das colmeias sempre bem limpas 
Com produtos em comercialização nos mercados de Boa Vista (RR) e Manaus, a Cooperativa dos Criadores de Abelhas Indígenas da Amazônia (Coopmel), estabeleceu novas metas de produção para 2012 em dois mil quilos de mel, já que a meta alcançada no ano passado foi de quinhentos quilos.De acordo com o presidente da cooperativa, Jair Arruda, a proposta é ampliar o entreposto de beneficiamento para atender a produção de mel em Boa Vista do Ramos, sede da Coopmel, e dos municípios adjacentes, localizados no baixo Amazonas. “Pretendemos atingir o número máximo de colônias estabelecido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que é de 50 colônias por produtor”, informou Jair Arruda.

Desde que assumiu a cooperativa, em 2010, Arruda colocou todas as atividades direcionadas na busca pela certificação do produto, pela regularização e pela manutenção da Coopmel nos órgãos legais. “Além dessas, temos outras demandas em andamento para que se fortaleça a produção de meliponicultura em Boa Vista do Ramos e em outros municípios do Amazonas”, anunciou.

Atualmente, a cooperativa possui 60 famílias envolvidas na produção do produto e, além dos trabalhos desenvolvidos, existem estudos com o pólen e própolis, que serão divulgados em breve.

Fonte: Coomcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas