Andréa Santos: "Minha administração tem compromisso com Maués"


Ex-secretária de Assistência Social e de Governo, Andréa Santos (PSD), da Coligação “Compromisso com Maués”, é a primeira mulher que pleiteia a Prefeitura da Terra do Guaraná. Disputando com outros três candidatos e apoiada pelo atual prefeito do município, Miguel Paiva (PSD), o “Belexo”, Andréa Santos, falou da continuidade da política de gestão do atual chefe do executivo municipal, da correção de falhas e de um governo participativo. Com o dom do discurso, a candidata falou de todos os programas implantados pela Prefeitura, incluindo a gestão participativa com mais de 240 comunidades que formam a população de Maués. O município possui 28.782 eleitores e a propaganda eleitoral se resume a programa de rádios e comícios, além de passeatas e carreatas.

BLOGdaFLORESTA – Quais as principais ações que compõem o seu Plano de Governo?
Andréa Santos – Hoje temos grandes conquistas da atual administração que precisamos dar continuidade como, por exemplo, o PROSAI - Maués, programa idêntico ao Prosamim, que levar ao município toda uma política urbanística, construir poços artesianos da área indígena do Marau e dentro da área urbana o saneamento com tratamento de água e esgoto. Precisamos dar continuidade ao programa e ampliá-lo para todas as comunidades.

BLOGdaFLORESTA – Na sua visão, existe alguma ação que possa melhorar a qualidade de vida da população de Maués?
Andréa Santos - Uma área que precisamos priorizar e que faz parte do nosso Plano de Governo é a questão da política de habitação. Com convênio firmado entre o município e o Governo - por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida -, conseguimos firmar acordo para a construção de 500 unidades habitacionais, cuja entrega está prevista para daqui a um ano, sob pena de multa contratual com a empresa. Entretanto, temos consciência de que precisamos a cada ano de nossa administração, caso seja eleita, construir 500 casas, para diminuir sensivelmente o déficit habitacional. Maués é o primeiro município do interior do Amazonas a receber o programa.
BLOGdaFLORESTA – Quais as prioridades da área rural do município de Maués?
Andréa Santos – Três ações considero fundamentais para melhorar a qualidade de vida das comunidades: água, luz e produção. Na questão da água, quando o atual prefeito assumiu encontramos 36 poços artesianos e vai deixar um legado com mais 89 novos poços, mas é preciso continuar, até que todas as comunidades tenham água de qualidade; a luz, por exemplo, um convênio firmado entre o prefeito Belexo e o governador Omar Aziz, o município conseguiu 88 grupos geradores e numa parceria com o Governo Federal, por maio do Programa Luz para Todos, conseguimos energia elétrica para 55 comunidades. Porém, precisamos avançar para todas as comunidades, e, por último, no setor primeiro, onde nosso carro chefe é a agricultura, quando o atual prefeito assumiu, o preço era R$ 7,50. Atualmente o produtor vende in natura – em grãos -, por RS 23 e estamos em via de entregar aos produtores uma cooperativa da Agroindústria para ser administrada pelos próprios produtores, que deixarão de vender em grãos para comercializar em pó até R$ 70. E assim vai acontecer em outros segmentos da cadeia do setor primário

BLOGdaFLORESTA – Neste contexto, a sua administração seria uma continuidade da administração do atual prefeito?
Andréa Santos – Se eleita, prosseguiremos com todos os grandes projetos e corrigir falhas detectadas durante a execução dos mesmos, tudo dentro de uma política participativa e não verticalizada, como acontecia em outras administrações.
Fonte: Blog da Floresta