Sinteam reestrutura delegacias sindicais em municípios do Amazonas

Os municípios de Parintins, Barreirinha, Boa Vista dos Ramos, Maués e Nhamundá, que compõe o baixo Amazonas, receberam a visita da secretária intermunicipal do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (SINTEAM), professora Maria da Conceição Cerdeira. A visita faz parte das ações de reorganização das Delegacias Sindicais nos municípios do Amazonas.

Em todos os cinco municípios foram realizadas eleições para novos delegados sindicais, segundo Cerdeira. De acordo com ela, em algumas delegacias os atuais delegados sindicais foram reeleitos para o cargo e devem dá prosseguimento as ações e bandeiras de luta trabalhadas pelo SINTEAM junto a categoria.

Hoje, segundo Cerdeira, 44 municípios possuem Delegacias Sindicais. A meta é alcançar todos os 61 municípios, sem incluir a capital, que conta com a sede do sindicato. "Nossa meta é alcançar todos os municípios do Amazonas. As delegacias sindicais são o braço forte do sindicato no interior. É a nossa ponte para identificar as necessidades da categoria. São eles os responsáveis por alertar o SINTEAM de qualquer problema que afete negativamente a categoria", explica.

Em visita ao município de Boa Vista do Ramos a secretária constatou problemas no pagamento da categoria. Uma audiência foi realizada entre a administração pública e o setor jurídico do SINTEAM. "Os professores estavam recebendo com atraso de mais de 10 dias. Depois da audiência firmamos uma data e vamos acompanhar de perto o cumprimento do acordo", ressaltou. A categoria, no município, luta também pela realização do concurso público, eleição para presidente do Fundeb e pela implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR).

Os municípios do Polo do Médio Amazonas serão os próximos a receberem a visita da secretária intermunicipal. "Graças a estrutura que estamos recebendo da diretoria do SINTEAM é possível ir in loco trabalhar com as delegacias sindicais. Esperamos brevemente por resultados positivos depois de todo o trabalho realizado pela secretaria intermunicipal", destaca.

Fonte: SINTEAM