Oficina participativa discute ações de biodiversidade

Até sábado (16), acontece em Juruti uma oficina participativa do Programa de Conservação da Biodiversidade, uma iniciativa que visa criar um corredor de conservação em uma área de cerca de 10 milhões de hectares, entre os rios Tapajós e Arapiuns, abrangendo os municípios paraenses de Juruti, Santarém, Aveiro, Jacareacanga e Itaituba, e os amazonenses Maués, Parintins, Boa Vista do Ramos e Barreirinha.

“É uma proposta de criar um corredor onde espécies, animais e vegetais, possam transitar e perpetuar sua existência, garantir espaço para a reprodução dessas espécies. Aliada a essa estratégia de corredor, nós temos sedes municipais e pessoas morando e desenvolvendo atividades produtivas, que nós não podemos ignorar dentro da estratégia de conservação. É muito importante que essa estratégia concilie recursos naturais, serviços ambientais e ecossistêmicos com o desenvolvimento de atividades produtivas sustentáveis”, diz César Haag, coordenador de socioeconomia da Conservação Internacional.

As oficinas marcam a etapa final do trabalho de planejamento de ações de conservação e desenvolvimento sustentável nos municípios, buscando engajar a população local para participar do evento.

“Estamos levando um conjunto de 20 indicadores de economias verdes, para capital social, humano, físico e natural. Esses indicadores estão sendo problematizados nos municípios e através desses problemas, estão sendo propostas ações para resolvê-los. É uma etapa de participação da sociedade no processo de construção do plano de ação do corredor”, explica César.

As oficinas que vão permitir a criação do plano de ações do programa acontecem nesta sexta-feira, até as seis da tarde, e neste sábado, das oito ao meio dia, no auditório da Colônia de Pescadores Z-42. A participação das comunidades é fundamental. 

Fonte: Portal na Hora