TRE/AM diz que interior do AM terá policiamento antecipado nas eleições

Novo presidente promete organizar as eleições de forma transparente. Ele disse que pretende resgatar a confiança na jurisdição.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM), desembargador Flávio Pascarelli, disse que reforço no policiamento no interior do estado durante as eleições deste ano será antecipado. As tropas policiais devem ser deslocadas para os municípios no começo do mês de setembro. Pascarelli foi empossado no cargo na noite desta segunda-feira (7). Ele substitui a desembargadora Maria das Graças Figueiredo, que presidia a Corte desde maio de 2010.

O novo presidente prometeu organizar as eleições de forma transparente e resgatar a confiança na jurisdição. Ele afirmou que o "processo democrático não é bem entendido, nem mesmo pelos juízes, e acaba ficando obscurecido".

Sobre a criação de uma força-tarefa para atuar no pleito, Pascarelli afirmou que "as eleições só podem funcionar corretamente se vários órgãos se envolverem, como a Polícia Federal, Ministério Público e da Polícia Militar".

"Existem datas e regras a serem cumpridas. Com relação à propaganda dos candidatos, esse mês acontece as propagandas intra-partidária, em que os candidatos podem fazer propaganda dentro dos partidos para que consigam a candidatura, e assim a indicação dos respectivos partidos. A propaganda do candidato eserá em julho", explicou.

Segundo o presidente do TRE/AM, a falta de juízes no interior do Amazonas não deve atrapalhar o processo eleitoral em 2012. O desembargador afirmou que o TRE/AM conta com 19 zonas e 23 municípios sem juízes eleitorais. “Isso não vai atrapalhando o processo. Vamos resolver essa situação levando juízes da capital para os municípios, e assim as eleições vai transcorrer tranquilamente”, garantiu.

Candidatos
De acordo com dados divulgados em abril pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), 29 dos 30 prefeitos no Amazonas estão aptos a concorrer nas eleições deste ano. São eles: Alvarães, Amaturá, Anamã, Anori, Apuí, Atalaia do Norte, Barreirinha, Beruri, Boca do Acre, Canutama, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Coari, Humaitá, Itapiranga, Novo Aripuanã, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tapauá, Tonantins e Uarini.

Sete (Autazes, Barcelos, Boa Vista do Ramos, Carauari, Codajás, Japurá e Novo Airão) tiveram as contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), mas informam que também pretendem concorrer.

Fonte: G1