Governo Federal antecipa pagamento do Bolsa Família às vítimas da cheia no Amazonas

O Governo Federal antecipou o pagamento dos meses de maio, junho e julho do Programa Bolsa Família (PBF) aos beneficiários de 42 municípios atingidos pela enchente no Amazonas. O benefício passou a ser pago a partir do dia 18 de maio. A informação é da coordenadora estadual do Bolsa Família e secretária executiva adjunta da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas), Nádia Lúcia da Costa Soares.

No início de abril, a Seas encaminhou ao Governo Federal cópias dos decretos de Situação de Emergência de 32 municípios e solicitou o pagamento de três meses do Bolsa Família para ajudar as vítimas da enchente. No início de maio, outras 10 cidades amazonenses também foram incluídas.

Atualmente, no Amazonas, 305 mil famílias recebem o benefício. A coordenadora do PBF informou, também, que, para ter direito a antecipação, a família deve procurar a agência bancária.

“Para que essas famílias tivessem acesso ao benefício antecipado, o Governo Federal criou uma Ação Especial de Pagamento do PBF. A partir de agora, vamos acompanhar a situação de outros municípios para que também sejam incluídos nessa ação do MDS”, disse Nádia Lúcia.

Beneficiados – Entre os municípios beneficiados está Manaus, onde mais de 123 famílias já receberam a antecipação do Bolsa Família, totalizando mais de R$ 15,5 milhões.
Os municípios a receber o benefício antecipado são Alvarães; Amaturá; Anamã; Anori; Atalaia do Norte; Barreirinha; Benjamin Constant; Boa Vista do Ramos; Boca do Acre; Caapiranga; Borba; Canutana; Carauarí; Careiro; Careiro da Várezea.

Também estão nesta lista Coari; Codajás; Fonte Boa; Guajará; Humaitá; Iranduba; Itacoatiara; Lábrea; Manacapuru; Manaquiri; Manaus; Manicoré; Maués; Nhamundá; Nova Olinda do Norte; Parintins; Pauiní; Rio Preto da Eva; Santo Antônio do Içá; São Paulo de Olivença; Tabatinga; Tapauá; Tefé; Tonantins; Uarini; Urucará e Urucurituba.

Fonte: Fonteseas