FVS/AM realiza curso de institucionalização de vigilância em óbitos em Manaus

O encontro é voltado para coordenadores da vigilância epidemiológica e visa intensificar as orientações sobre as ações de vigilância em óbitos no Estado

A Fundação de Vigilância em Saúde FVS/AM, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) e da Gerência de Doenças e Agravos não transmissíveis (GDANT) realiza a partir desta segunda-feira, (28), até o próximo dia 31 de maio o Encontro para Institucionalização da vigilância em óbitos em 21 municípios do Amazonas.

O encontro é voltado para coordenadores da vigilância epidemiológica e visa intensificar as orientações sobre as ações de vigilância em óbitos no Estado.

A prática de vigilância em óbitos é a investigação das principais causas de óbitos nas Instituições de saúde pública e privada, oferecendo a partir de seus resultados subsídios para a criação de estratégias no controle da diminuição dos óbitos.

Participam do encontro os municípios de Anamã, Autazes, Beruri, Borba, Careiro, Careiro da Várzea, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manaquiri, Manicoré, Novo Aripuanã, Rio Preto da Eva, Urucará, Barreirinha, Maués, Nhamundá, Parintins, Presidente Figuereido e Novo Airão.

“O encontro oferece subsídios e capacitação aos agentes de saúde do nosso Estado para que possam melhorar significativamente as ações no controle da mortalidade infantil, fetal, maternal e em mulheres com idade fértil”, destaca o diretor presidente da FVS, Bernardino Albuquerque.

Fonte: Acrítica