Divulgada lista de juízes que atuarão nas eleições deste ano no Amazonas

Em entrevista na manhã desta sexta-feira (11/05), foi divulgada a lista de 56 juízes que atuarão na eleição municipal de 2012.

Todas as zonas do interior do Estado terão juízes eleitorais designados para o pleito; pedido de reforço policial para os municípios com histórico de violência e a aplicação da Lei da Ficha Limpa para candidatos condenados à suspensão dos direitos políticos, por ato doloso de improbidade administrativa que importe lesão ao patrimônio e enriquecimento ilícito.

Estas foram algumas das medidas anunciadas nesta sexta-feira, 11/05, pelo presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), João Simões, e pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM), Flávio Pascarelli. Na ocasião foi divulgada a lista de 56 juízes que atuarão na eleição municipal de 2012.

O TJAM designou 17 juízes da capital para o interior e dois do interior que estavam sem função eleitoral foram remanejados, de tal maneira que estão cobrindo imediatamente as 19 comarcas que estavam sem juiz eleitoral.

Durante a entrevista, o presidente do TRE/AM confirmou que a forte cheia que castiga alguns municípios do Amazonas vem representando um grande problema para o processo de preparação do pleito de outubro. Em algumas comarcas, disse ele, foi necessário erguer marombas para colocar os equipamentos à salvo do avanço das águas.

“A inscrição, por exemplo, sofreu problema em razão dessa cheia. Em alguns locais tivemos que tomar medidas de emergência, inclusive fazer o que chamamos de maromba, para que nossos equipamentos não ficassem prejudicados. Mas o final aconteceu de forma positiva”.
Para Pascarelli, em razão desses problemas (cheia e seca) acaba sendo positiva a ida de juízes da capital que já têm alguma experiência no interior e que já conhecem o problema de perto. "Seria muito ruim se nós tivéssemos feito o concurso agora e os juízes já começassem a atuar enfrentando uma eleição municipal, que é a eleição mais difícil que há".

Fonte: Acrítica