Ufam abre 1,7 mil oportunidades para qualificação de professores

Foto: (ilustração)
Para o preenchimento de 1.750 vagas referentes à qualificação de professores, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) deve abrir a partir da próxima quarta-feira (2) a inscrição para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor).

Os interessados terão até o próximo dia 4 para se inscrever.

Das vagas ofertadas, 1.650 são destinadas aos docentes de primeira licenciatura, aqueles que estão em exercício na rede pública da educação básica, mas não possuem formação superior.

Nesse caso, há cursos em artes (música), ciências biológicas, ciências naturais, educação física, física, geografia, letras (língua inglesa e portuguesa), matemática, pedagogia e química.

O restante dos cargos é destinado a segunda licenciatura, no qual os docentes atuam há pelo menos três anos na rede pública da educação básica, mas em áreas distintas a formação inicial. Os cursos são de letras (língua portuguesa) e matemática.

Conforme a publicação no Diário Oficial da União (DOU), que circulou ontem, o processo é destinado apenas a candidatos com pré-inscrição na Plataforma Paulo Freire do Ministério da Educação (MEC), em efetivo exercício nos ensinos infantil, fundamental ou médio dos sistemas públicos de ensino.

A publicação também especifica que as vagas serão distribuídas nos cursos de graduação da Ufam, nos municípios de Boa Vista do Ramos, Benjamin Constant, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Envira, Humaitá, Iranduba, Ipixuna, Itacoatiara, Manaquiri, Manicoré, Maués, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Parintins, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tefé.

Segundo a coordenação do Parfor, o quadro com a distribuição de vagas será divulgado na página virtual da pró-reitoria de Ensino de Graduação da Ufam a partir da próxima sexta-feira (27).

Fonte: Em tempo