Escola de Maués serve de abrigo e mais de 400 alunos ficam sem aula

O deputado estadual Sidney Leite (DEM) vai encaminhar denúncia ao Ministério Público Estadual e ao Ministério Público Federal sobre a situação de mais de 400 crianças e adolescentes da Escola Municipal Jandira Mc Comb, situada no bairro do Éden, em Maués (a 276 quilômetros de Manaus). Desde 8 de abril, a escola tornou-se abrigo para as famílias que tiveram as casas alagadas naquele bairro.

Sidney Leite, que preside a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), afirmou que não pode permitir que os professores tenham os direitos alijados e que alunos tenham o ano letivo prejudicado, quando existem outras alternativas possíveis para resolver a situação das 17 famílias desabrigadas.

O parlamentar ressalta que no bairro Senador José Esteves foram construídas casas do Ministério das Cidades, com recursos da Caixa Econômica Federal, porém dezenas estão fechadas, porque foram doadas a pessoas que não precisam do imóvel. “Além de usurpar os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que estão ali para recuperar escolas, melhorar a qualificação do professor e pagar os salários, a Prefeitura de Maués doa casas com recursos federais para quem não precisa, enquanto poderia, alojar os desabrigados da enchente temporariamente”, destaca o parlamentar.

Famílias desabrigadas
A situação das famílias que precisaram deixar as casas por causa das inundações no bairro do Éden também é crítica. Segundo os moradores, essa não é a primeira vez que eles precisam ficar abrigados na escola. “Em 2009, aconteceu a mesma situação e eles nos colocaram na mesma escola. Porque não resolvem nosso problema de vez?”, indagou a autônoma, Eunice Santos. A maioria das famílias é moradora da Rua Cicantá e da Rua Ramos que sofrem constantes alagações em períodos de chuva.

“Os pais de alunos vem aqui na porta da escola revoltados conosco, mas não temos culpa de estar nessa situação. Se eu pudesse, voltaria para a minha casa com meus filhos”, afirma a dona de casa, Carla Negreiros que está a uma semana dormindo com três filhos pequenos no mesmo colchão.

Fonte: Deputado Sidney Leite