Boa Vista do Ramos: de 1936 a 1980

Apresentamos aos nossos nobres leitores a história de Boa Vista do Ramos ou da Paróquia de Boa Vista do Ramos, como queiram, entrelaçando-se, extraída do Livro Clarões de Fé no Médio Amazonas. (pág. 223-224). Considerando importante a disponibilização de fontes sobre a história do município, até então pouco explorada, achamos que este documento é essencial para que possamos ajudar a quem busca essas fontes.


Eis um pouco da história:


1936- Constrói-se uma capelinha de barro. em cujo altar venera-se uma estampa de Nossa Senhora Aparecida. O povo chama-a "Aparecida da Luz" e os pescadores a invocam também como "Senhora dos Navegantes".


1938- O oratório ganha uma estatueta de S. Sebastião, oferecida pelo Senhor Graciliano Farias, que organiza a Irmandade do Santo.


1940- O pequeno oratório é substituído por uma nova capela, em que adquire maior destaque e devoção S. Sebastião.


1961- É criado o município de Boa Vista do Ramos,com Lei de 13 de abril.


- A 11 de maio, no almoço com o Núncio Lombardi no Palácio Rio Negro, o Prelado de Parintins congratula-se com o Governador Gilberto Mestrinho pela criação do Município de Boa Vista.
-No dia 26 de maio Dom Arcângelo visita Boa Vista para estudar a possibilidade de instituir uma paróquia no lugar. E sendo a capela pequena e faticente, projeta uma maior a ser levantada na ponta da Senhora Cândida Pimentel; por isso pede que por enquanto se junte pedra no lugar; o que o povo realiza alegremente no mês de novembro com a presença dos padres Sante e Silvio.


1964- Com a extinção dos municípios chamados "fantasmas"cai também o de Boa Vista do Ramos, que teria sido justo manter.


1966- A queda do município reduz a previsão do crescimento da vila e enfraquece a idéia da transferência da capela; por isso a Escola, oferecida pelo Bispo, é construída no lugar tradicional, ao lado da velha capela.
   No mesmo ano o pastoreio de Boa Vista do Ramos é confiado ao Pe. Henrique Pagani, de Barreirinha, que realiza um bom apostolado.


1968- No mês de março o "Santa Maria", motor do Prelado, transporta material de construção destinado a uma mini-residência de padres em Boa Vista.


1970- A 1º de maio o Pe. Pagani passa a trabalhar em Parintins e a região de Boa Vista volta a ser confiada aos padres de Maués.


- O Pe. João Andena lança os alicerces da projetada igreja em alvenaria, logo atrás da velha capela.


- A 30 de outubro o Bispo administra 101 crismas e 200 Comunhões.


1974- O Pe. Gabriel Módica, coadjutor de Maués, toma conta da região de Boa Vista.
Cuida logo da construção da nova capela e dedica-se com incomum interessamento ao progresso da Vila e da região, ao ponto de ser chamado pelo povo "Governador do Ramos".


1977- Pelo Pe. Gabriel é levantada a projetada mini-residência paroquial.


1979- Pe. Gabriel vai para Itália em viagem de férias e estudos e é substituído pelo Pe. Henrique Pagani, durante sua ausência.


1980- Em agosto Pe. Henrique vai de férias para a Itália e o Pe. Gabriel volta novamente a cuidar de Boa Vista do Ramos.