Archive Pages Design$type=blogging

destaque

"Tecnologia e incentivos são solução para agropecuaristas e pescadores de Boa Vista do Ramos", afirma Sidney Leite

O deputado estadual Sidney Leite (DEM) reuniu com pescadores e agropecuaristas de Boa Vista do Ramos (a 270 quilômetros de Manaus), na sexta-feira (23), em visita ao município. Boa Vista do Ramos possui mais de 590 produtores de gado, sendo a maioria pequenos criadores, e aproximadamente 21 mil cabeças, além de 980 pescadores com uma produção anual de 90 toneladas de pescado em média. 

Na avaliação do parlamentar, é preciso aumentar a competitividade no Setor Primário do interior do Estado com a oferta de tecnologia genética e instalações adequadas para agropecuaristas e pescadores. "Com a introdução de tecnologia na pecuária e na pesca, a oferta de proteína para os amazonenses também vai aumentar não só quantitativa, mas qualitativamente", destaca. 

Pecuária

Segundo estudo do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Boa Vista do Ramos possui 597 pecuaristas, porém apenas 120 tem a pecuária como principal atividade econômica. 

A presidente da Associação dos Pecuaristas de Boa Vista do Ramos (APBVR), Maria José Ferreira Rodrigues, afirma que os criadores de gado de Boa Vista do Ramos são responsáveis por 70% do poder aquisitivo sustentável do município, porém as cheias tem ameaçado as criações. "A cheia nos obriga a levar o gado para terras mais altas e mudar a alimentação do pasto para a ração, o que onera ainda mais os nossos prejuízos", afirma Rodrigues. 

Durante a Assembleia Itinerante de Parintins, na sexta-feira (16), o deputado Sidney Leite apresentou requerimento ao Governo do Estado para a criação de uma linha de crédito, por meio da Agência de Fomento do Amazonas (AFEAM), aos pecuaristas que sofrem com as cheias. 

Pesca e Agricultura

Segundo o presidente da Colônia de Pescadores Z-15 de Boa Vista do Ramos, Isaac de Oliveira Lima, o município possui cerca de 980 pescadores e produz uma média de 90 toneladas de pescado por ano, mas a armazenagem é feita precariamente em isopores. 

A Colônia reivindica junto ao Governo do Estado, a administração de uma fábrica de gelo construída juntamente com o porto da cidade, mas que ainda não foi inaugurada. Os pescadores do município também não possuem um flutuante para embarque e desembarque do pescado. 

O deputado apóia a proposta dos pescadores, já que a produção de gelo pode servir como renda para as famílias, além disso, a câmara de estocagem da fábrica servirá para a armazenagem do pescado. 

"Após tantos problemas administrativos no município e, tendo em vista que a obra é um patrimônio público, nada melhor do que a fábrica ser administrada pela colônia que está muito bem organizada", destaca Sidney. 

Já os agricultores e apicultores presentes no encontro reclamavam das estradas vicinais do município que prejudicam o escoamento da produção. "Estamos aguardando o asfaltamento e melhoria das estradas vicinais do município para que possamos escoar a nossa produção de mandioca e de mel, principalmente", afirma a secretária geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Boa Vista do Ramos, Maria do Rosário Fonseca. 

Fonte: JusBrasil
Nome

acidente agricultura água animal bovinos câmara católico cheia cidadania comunicação concurso contas cooperativa corrupção cultura curso dança denúncia deputado destaque drogas economia educação eleições emprego enche enchente enchete encontro energia entretenimento esporte festa folclore futebol governador idam indígena infra estrutura internet justiça literatura luta maués meio ambiente moda morte municípios música padre padroeira pagamento parintins pescadores politica política porto prefeito prefeitura prisão processo seletivo professor projeto rondon psc reclamação recursos religião ronilson de souza rural saae saneamento básico saúde segurança senador tce telefonia trabalhador tráfico transporte uea veículo verbas vereador vestibular vivo
false
ltr
item
Portal de Boa Vista do Ramos: "Tecnologia e incentivos são solução para agropecuaristas e pescadores de Boa Vista do Ramos", afirma Sidney Leite
"Tecnologia e incentivos são solução para agropecuaristas e pescadores de Boa Vista do Ramos", afirma Sidney Leite
http://1.bp.blogspot.com/-LOp6SH8zFmQ/T3I1dXA43-I/AAAAAAAABLA/EoDRyGJCTE8/s400/DEPUTADOSIDNEYLEITE_14_03_2012.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-LOp6SH8zFmQ/T3I1dXA43-I/AAAAAAAABLA/EoDRyGJCTE8/s72-c/DEPUTADOSIDNEYLEITE_14_03_2012.jpg
Portal de Boa Vista do Ramos
http://www.portalbvr.com.br/2012/03/tecnologia-e-incentivos-sao-solucao.html
http://www.portalbvr.com.br/
http://www.portalbvr.com.br/
http://www.portalbvr.com.br/2012/03/tecnologia-e-incentivos-sao-solucao.html
true
3426349743776412851
UTF-8
Not found any posts Leia mais Reply Cancel reply Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDAMOS PARA VOCÊ Tag ARCHIVE Busca Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago