Operação ‘Antracnose’ prende cinco em Maués

Pelo menos cinco pessoas já foram presas por policiais civis, durante a operação ‘Antracnose’ desencadeada no município de Maués (a 260 quilômetros de Manaus) e que investiga desvio de verba no Banco da Amazônia (Basa).


Já foram presos um funcionário do Basa, identificado apenas como Aldo, o ex-gerente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Raimundo Leal, e o presidente de um sindicato rural identificado como Izandro. Os outros dois ainda não foram identificados.

Os mandados de prisão foram expedidos pela justiça de Maués. Outros dois mandados serão cumpridos. Ao todo cinco pessoas estariam envolvidas no esquema de desvio de verba do banco.

De acordo com o delegado Mário Melo que coordena a operação, as cinco pessoas são suspeitas de desviar recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) e do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Estima-se que aproximadamente R$ 3 milhões tenham sido desviados. O recurso desviado deveria ter sido investido em projetos individuais e coletivos, destinados a geração de renda.

Fonte: Em Tempo