Defesa Civil afirma está preparada pra possível cheia histórica no Amazonas

Atualmente dez municípios do Amazonas estão em situação de emergência nas calhas do Juruá e Purus, totalizando 22 mil famílias afetadas.

A Defesa Civil do Amazonas afirma está preparada para atender pelo menos 50 municípios em caso de cheia semelhante ao que aconteceu com o rio Negro, em 2009. A afirmação foi dada pelo Secretário Executivo do Subcomando de Ações de Defesa Civil (Subcomadec), Roberto Rocha, na manhã desta terça-feira (13) na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE). 

Segundo o titular da Subcomadec, atualmente dez municípios do Amazonas estão em situação de emergência nas calhas do Juruá e Purus, totalizando 22 mil famílias afetadas. Os municípios que estão sofrendo com a cheia estão recebendo cestas básicas, kits de higiene pessoal, limpeza, dormitório, medicamentos além de filtros microbiológicos e hipoclorito de sódio.

Aproximadamente 11.500 famílias do Juruá receberão, em um prazo médio de vinte dias, uma ajuda financeira de R$ 400 por meio de cartão magnético ou cheque.

Durante a reunião na ALE foi anunciando ainda, um evento denominado “Alerta de Preparação e Enfrentamento a Emergência por Inundações”, onde será apresentado um relatório preventivo das regiões que podem ser afetadas com as cheias.

Fonte: Acrítica