Cem gestores do Amazonas ainda não prestaram contas de 2011 ao TCE

A Prefeitura de Boa Vista do Ramos é uma delas.

Manaus - A seis dias do fim do prazo oficial, cem das 205 unidades gestoras do Amazonas apresentam pendências na prestação de contas de 2011, conforme relatório disponível no portal do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Na lista de órgãos que ainda não encaminharam os dados para avaliação dos gastos, estão 27 câmaras municipais e 52 prefeituras, todas do interior.

O prazo termina no sábado, dia 31 de março, mas o presidente do TCE, Érico Desterro, informa que o tribunal vai receber a documentação até segunda-feira, 2 de abril. Se não entregarem as contas em dia, os gestores serão punidos com multa que varia de R$ 806,67 a R$ 32.267,08, podendo até perder o mandato.

As pendências no TCE atingem tanto os municípios com baixo orçamento, como Apuí, Beruri e Tapauá, quanto os de maior riqueza, como Coari e Parintins. De acordo com o relatório do TCE, a Prefeitura de Coari apresentou documentação regularmente apenas para as prestações de contas de janeiro, fevereiro e março, sendo que as restantes ou foram descartadas ou ainda não chegaram ao TCE. A Câmara Municipal de Coari também apresenta pendências. O presidente da Casa, vereador Iran Medeiros, não foi encontrado para comentar o caso.

Em Parintins, a situação é mais grave: o segundo município mais populoso do Estado ainda não prestou contas de nenhum mês, segundo o relatório.  Chamam atenção, outras 21 unidades que não declararam os gastos de nenhum mês do ano. A Prefeitura de Boa Vista do Ramos é uma delas.

O município é administrado interinamente pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Marlon Trindade (PT), desde 23 dezembro de 2011, quando a Casa afastou o prefeito, Elmir Mota, e o vice, Glauciomar Pimentel, ambos do PSD, por improbidade administrativa.  “A minha contabilidade do dia 23 para cá, está toda certa, mas como a prestação de contas é uma sequência, precisamos que o Elmir faça a dele”, comenta o prefeito interino.

Segundo Trindade, Elmir e os contadores não têm atendido aos pedidos para concluír os trabalhos. O prefeito diz que, hoje, estará em Manaus para visitar o TCE e tirar dúvidas. Elmir não foi encontrado para comentar o assunto.

Fonte: D24am