Archive Pages Design$type=blogging

destaque

Ação itinerante voltada à saúde deve atingir cinco mil indígenas

A próxima missão após a da calha do rio Javari está prevista para atender a região do Baixo Amazonas, iniciando em Boa Vista do Ramos até o município de Maués, em abril.

O programa do Governo do Estado Pronto Atendimento Itinerante (PAI), coordenado pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Seas), inicia expedição na próxima terça-feira, 13, quando um dos três barcos do programa, o Zona Franca Verde, deixa a capital amazonense rumo ao município de Atalaia do Norte (a 1.130 km de Manaus), na calha do rio Javari, região conhecida por concentrar boa parte da população indígena do Amazonas. A ação pretende atingir cinco mil indígenas.

Marcando a primeira expedição de 2012, a jornada foi anunciada nesta sexta-feira, 9 de março, durante um evento de comemoração aos mais de dois milhões de atendimento realizado pelo programa desde sua criação em 2003.  A cerimônia foi realizada dentro do barco Zona Franca Verde, ancorado na região da Ponta do Brito, em Iranduba. Na ocasião, o governo renovou a parceria com o Exército, que vai manter os serviços de emissão de documentos de dispensa militar, alistamento e saúde.

No evento, que teve a participação da primeira-dama e presidente do Fundo de Promoção Social (FPS) Nejmi Jomaa Aziz, ela anunciou mais uma novidade a ser incorporada ao PAI, a partir do segundo semestre deste ano. “Atendendo uma recomendação do governador Omar Aziz, um dos barcos pai será equipado com um mamógrafo que vai entrar em operação a partir do meio do ano. Essa é uma novidade que eu tenho prazer em anunciar, já que isso pretende reduzir os casos de morte por câncer de mama no interior do Amazonas”, declarou.

Internet veloz e com mais capacidade
Outra novidade do programa neste ano, segundo informou a secretária da Seas, Regina Fernandes, é a ampliação da banda larga dentro das três embarcações do programa, o atendimento previdenciário e serviços bancários via Banco do Brasil.

“Cada barco está dotado de 5GB de banda larga, acelerando e aumentando os serviços de emissão de documentos. Além disso, a parceria firmada com o INSS e Banco do Brasil nos permitirá levar serviços que a comunidade ribeirinha nunca teve antes”, comentou Regina, referindo-se aos serviços de previdência social e bancários realizados pela primeira vez no PAI.

“Nesta primeira expedição que está programada para ficar 15 dias nas comunidades indígenas do Vale do Javari, o atendimento será intensificado e vai atender uma média de cinco mil indígenas com todos serviços de saúde e cidadania que o Governo do Estado oferece, por meio do programa”, acrescentou a titular da Seas.

Atendimento em 14 comunidades
Além do atendimento ao indígena, O barco Zona Franca Verde vai, durante três meses, oferecer serviços nas áreas da assistência social, cidadania e clínica médica, aos moradores de 14 comunidades em Atalaia do Norte e nos municípios de Tonantins, Jutaí e Fonte Boa.
 
O PAI foi criado em 2003 e faz parte da orientação do governador Omar Aziz de garantir o acesso da população do interior aos serviços gratuitos oferecidos na rede estadual. O projeto conta com três embarcações (Zona Franca Verde, Puxirum e Puxirum II), que vão realizar atendimentos simultâneos em localidades, às quais, o único meio de acesso são os rios.
 
A próxima missão após a da calha do rio Javari está prevista para atender a região do Baixo Amazonas, iniciando em Boa Vista do Ramos até o município de Maués, em abril. O trabalho tem a parceria das secretarias de Saúde (Susam), Segurança Pública (SSP), Exército, Instituto Nacional de Seguridade Social (NSS), Fundação Nacional do Índio (Funai), Correios, Banco do Brasil, Superintendência Regional de Trabalho e Emprego (Srte), Tribunal de Justiça do Amazonas e prefeituras municipais. 
 
Fonte: Acrítica
Nome

acidente agricultura água animal bovinos câmara católico cheia cidadania comunicação concurso contas cooperativa corrupção cultura curso dança denúncia deputado destaque drogas economia educação eleições emprego enche enchente enchete encontro energia entretenimento esporte festa folclore futebol governador idam indígena infra estrutura internet justiça literatura luta maués meio ambiente moda morte municípios música padre padroeira pagamento parintins pescadores politica política porto prefeito prefeitura prisão processo seletivo professor projeto rondon psc reclamação recursos religião ronilson de souza rural saae saneamento básico saúde segurança senador tce telefonia trabalhador tráfico transporte uea veículo verbas vereador vestibular vivo
false
ltr
item
Portal de Boa Vista do Ramos: Ação itinerante voltada à saúde deve atingir cinco mil indígenas
Ação itinerante voltada à saúde deve atingir cinco mil indígenas
http://3.bp.blogspot.com/-LIENtoEHhA0/T1tGHdwcs0I/AAAAAAAABI4/imXjdAmxklo/s400/primeira-dama-Nejmi-Jomaa-Aziz-PAI_ACRIMA20120309_0113_15.jpg
http://3.bp.blogspot.com/-LIENtoEHhA0/T1tGHdwcs0I/AAAAAAAABI4/imXjdAmxklo/s72-c/primeira-dama-Nejmi-Jomaa-Aziz-PAI_ACRIMA20120309_0113_15.jpg
Portal de Boa Vista do Ramos
http://www.portalbvr.com.br/2012/03/acao-itinerante-voltada-saude-deve.html
http://www.portalbvr.com.br/
http://www.portalbvr.com.br/
http://www.portalbvr.com.br/2012/03/acao-itinerante-voltada-saude-deve.html
true
3426349743776412851
UTF-8
Not found any posts Leia mais Reply Cancel reply Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDAMOS PARA VOCÊ Tag ARCHIVE Busca Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago