Várias opções para aproveitar o carnaval no interior do AM

O carnaval de rua atrai turistas para as cidades de Parintins, Maués e Coari. A folia, que promete não parar até a quarta-feira de cinzas, é marcada pela irreverência, bom humor e tranquilidade.
Muita gente já decidiu passar o carnaval longe de Manaus. Os locais preferidos são Salvador e o Rio de Janeiro. Mas no interior do Estado três carnavais de rua chamam a atenção de turistas pela irreverência, bom humor e tranquilidade . Em Parintins, Maués e Coari a folia promete não parar até a quarta-feira de cinzas. Os blocos, escolas de samba e atrações regionais estão na programação, com vários estilos musicais.

Em Parintins, o Carnailha começa no domingo com a apresentação de dez mil homens fantasiados de mulher. Na segunda e terça-feira gorda desfilam blocos, que mais tem cara de escola de samba, devido imponência de seus  carros alegóricos. A disputa acontece na avenida
Paraiba, complexo da praça dos Bois, que recebeu estrutura de camarote e lances de arquibancadas. São 23 blocos que disputam o título do Carnailha." Nesta sexta-feira acontece na concentração do Bumbódromo, a última feirinha do tururi com a realização do do concurso
para eleger a rainha Gay dos blocos irreverentes", diz o sub-secretário de Cultura, Karú Carvalho. A rainha e o Rei Momo foram eleitos no mês de janeiro. A bela Hellem Camile Silva, 20, e  Andrew Roger, que pesa somente 60 quilos foram os escolhidos, respectivamente.

Coari
Já o Carnacoari escolherá a sua rainha no dia 19, com festa no Centro Cultural da cidade. O evento recebe ainda bonecos gigantes e blocos carnavalescos. Na segunda é a escolha da rainha gay e fantasias de luz e a terça será realizado o baile das máscaras. Aos finais dos desfiles cantarão para os foliões as bandas Rabo de Vaca, Tiro Onda, Tô-a-toa e Edilson Santa. De acordo com o secretário de comunicação, Diego Braga, o evento abre o calendário cultural do município. No ano passado, a atração nacional foi à banda Terra Samba.

O Carnaval Popular de  Maués começa neste sábado com o desfile de blocos que se estende até o domingo, na avenida Pereira Barreto. São 14 agremiações que  brincam na avenida Pereira Barreto. Mas o ápice do agito momesco acontece na segunda com o desfile das escolas de Samba Mocidade de Santa Luzia, Império Verde e Em Cima da Hora. Após a apuração do carnaval na terça-feira, mais atrações se apresentam na avenida do Samba, informou o secretário de Turismo, Xico Gruber.

Irreverência
Em Parintins, as torcidas do Vasco da Gama e do Flamengo, possuem blocos carnavalescos que desfilam há mais de dez anos no Carnailha.
Ainda na Ilha, na categoria Irreverente, tem um bloco chamado “Nós somos o que vocês já sabem e em Maués desfila os “Cabeça de Touro” e os “Mortos Vivos” com o mais puro bom humor do carnaval.
Fonte: Acrítica