Vagas de trabalho para profissionais de saúde em 24 cidades do AM

Oportunidades fazem parte de um programa do Ministério da Saúde.Prazo para inscrições termina dia 12 de fevereiro.

O Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab), do Ministério da Saúde (MS), oferece vagas de trabalho para profissionais da saúde em 24 cidades do Amazonas. Em todo o país, 1.327 municípios aderiram ao programa com oferta de 3,7 mil vagas para atuar nas equipes de saúde da família e outras estratégias de atenção básica do MS.

O edital do programa foi publicado o Diário Oficial da União (DOU), nesta terça-feira (31), e as inscrições para participar do programa foram prorrogadas até o dia 12 de fevereiro.
São duas mil vagas para médicos, mil para enfermeiros e 700 para cirurgiões dentistas. Um em cada cinco municípios já aderiram ao programa e, de acordo com o MS, os demais municípios tem até terça-feira (7) para aderir ao programa.

De acordo com o Ministério da Saúde, o profissional participante do programa conta com a jornada de trabalho de 40 horas semanais e as cidades recebem também recebem incentivo para implantação e manutenção do programa Telessaúde Brasil, uma ação nacional, entre o MS e Ministério de Ciência e Tecnologia e Ministério da Educação, que tem por objetivo integrar equipes de saúde da família em diversas regiões do país com os centros universitários para melhorar a qualidade dos serviços prestados e diminuir o custo com a redução da quantidade de deslocamentos desnecessários de pacientes.

As cidades que aderiram ao Provab no Amazonas são Alvarães, Amaturá, Anamã, Atalaia do Norte, Autazes, Boa Vista do Ramos, Carauari, Coari, Envira, Fonte Boa, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Itacoatiara, Japurá, Juruá, Lábrea, Manacapuru, Novo Aripuanã, Presidente Figueiredo, Santo Antônio do Içá, Tabatinga, Tonantins e Urucará.

“É essencial a participação dos municípios nesta iniciativa, pois ela vai permitir a ampliação e a melhora do acesso à saúde nesses locais. É preciso promover a melhor distribuição dos profissionais pelas diversas regiões brasileiras, para que municípios como esses passem a fornecer à população um serviço completo e de qualidade” esclarece o ministro Alexandre Padilha.

Fonte: G1