Denúncias contra Elmir Mota serão apuradas pela Câmara Municipal ainda este mês


O relatório das audiências das testemunhas de defesa do prefeito afastado de Boa Vista do Ramos, Elmir Lima Mota (PSC) e do vice, Glauciomar Correa Pimentel (PSD) – finalizadas no último dia 18 – será apresentado ao plenário da Câmara Municipal na volta dos trabalhos legislativos, dia 15, deste mês.

As oitivas foram promovidas pelos vereadores como parte da comissão processante, instalada pela instituição visando investigar denúncias de ilegalidades cometidas pelos referidos gestores.

A comissão teve como vereador presidente, Amadeu Junior Andrade (PT), ‘Júnior Andrade’, – administrador do parlamento municipal, e como relatora a vereadora, Rosineide Aguiar (PTB), e membro, o vereador Edmar Carlos (PTB).

Conforme declarações do presidente da câmara, as provas obtidas no período das audiências são contundentes e suficientes para manter os gestores afastados da prefeitura.

“Ainda que algumas testemunhas tenham resistido em contribuir com as investigações, aqueles que resolveram responder os questionamentos confirmaram denúncias apuradas, e acrescentaram outras no decorrer dos depoimentos”, revelou.

O petista informou que duas pessoas foram peças-chave no processo apuratório, o coordenador de transporte escolar, Afonso do Carmo Silva, e um funcionário efetivo do município, Noberto Barreto.

Andrade justificou a importância de Afonso Silva e de Norberto Barreto, por conta das confirmações de falta de entrega de merenda escolar nos último dois meses de 2011 pelo primeiro, e o último devido afirmações advindas da função de servidor público.

Os demais entrevistados portaram-se como se estivessem seguindo algum direcionamento, tendo em vista que elas negavam qualquer conhecimento relativo às situações ocorridas.

“O nervosismo estava estampado em cada um deles. E ficamos surpresos com a postura de negação dos fatos, que só serviram para complicar mais a Elmir e Glauciomar, pois, não ocorreu argumentação em defesa deles”, disse.

Entenda o caso ‘Elmir e Glauciomar’

O prefeito de Boa Vista dos Ramos, Elmir Mota, e o vice-prefeito, Glauciomar Pimentel, foram afastados dos cargos pela Câmara Municipal, no dia 21 de dezembro de 2011. O presidente da Casa Legislativa, Marlon Trindade, tomou posse interinamente da prefeitura.

Ele ficará no cargo até o período de 90 dias, prazo limite para conclusão dos trabalhos da comissão processante instalada para investigar atos ilegais da gestão denunciada.

A medida da instituição ocorreu devido à denúncia de pagamento ilícito de R$ 100 mil ao vereador Joaquim Teixeira (PSC) por Elmir Mota, valor referente à suposta compra do mandato do parlamentar.
A acusação foi deflagrada por meio de um vídeo que registra o momento da barganha, o material fornecido por servidores públicos ao presidente da comissão processante, vereador Júnior Andrade (PT) constitui-se no maior respaldo para a comissão processante.

Fonte: Em Tempo