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Ouvidora contabiliza mais de 3 milhões de atendimentos nos PACs

A Ouvidoria Geral do Estado do Amazonas contabiliza mais de 3 milhões de atendimentos nas oito unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) em 2011. O órgão do Governo do Amazonas, responsável pela administração dos PACs, aponta que grande parte do atendimento foi para os Kits Cidadão, que inclui a emissão de carteira de identidade, carteira de trabalho, CPF e alistamento militar. Nos serviços de atendimento para receber reclamações, esclarecer dúvidas, orientar e encaminhar demandas, a Ouvidoria registrou um aumento de 85% na procura em relação ao ano passado.

A evolução nos serviços prestados nos PACs também deve-se à ampliação do atendimento no interior do Estado por meio das unidades de Parintins e de Manacapuru. Ao todo, foram prestados mais de 5 milhões de serviços, se contabilizado que houve pessoas que solicitaram mais de um serviço nas unidades do PAC. Somente em Kits Cidadão, foram 185.676 atendimentos.

Os PACs contam atualmente com 51 parceiros, entre órgãos das esferas federal, estadual e municipal, além de empresas privadas. Entre os serviços mais procurados estão, ainda, aqueles prestados pela Águas do Amazonas, Eletrobrás Amazonas Energia, Correios, Polícia Civil, Departamento Estadual de Trânsito, Sinetram, Defensoria Pública e as Secretarias de Fazenda do Estado e do Município.

Os PACs de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus) e de Parintins (a 369 quilômetros) contribuíram para a expansão dos atendimentos. Na unidade de Manacapuru, que recebe demandas também de cidades como Iranduba, Novo Airão, Manaquiri, Anamã, Beruri e Caapiranga, foram atendidas cerca de 181 mil pessoas. O PAC de Parintins, que completou um ano em 2011, contabilizou cerca de 300 mil atendimentos, incluindo pessoas dos municípios de Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Maués, Nhamundá, São Sebastião do Uatumã e Urucará.

De acordo com a ouvidora-geral Zenele Rocha, a evolução na prestação dos serviços do PAC segue determinação do governador Omar Aziz para que mais cidadãos tenham acesso aos serviços públicos, estimulando ações de cidadania.

A ampliação da estrutura de atendimento, com a inauguração de mais dois consultórios oftalmológicos nos PACs São José e Cidade Nova, também impulsionou o leque de serviços prestados nestas unidades. De maio até a primeira quinzena de dezembro, foram atendidas 4.137 pessoas e doados 1.739 óculos somente no consultório do PAC São José. Na unidade da Cidade Nova, desde julho foram realizados 2.198 e doados 803 óculos. No PAC Compensa, que recebeu o primeiro consultório oftalmológico, foram realizadas 18.525 consultas com a entrega de 3.490 óculos somente em 2011.

No PAC Itinerante, com a prestação de serviços em bairros e comunidades, foram prestados 20.543 serviços e 14.182 atendimentos. O Governo do Amazonas ofereceu, ainda, por meio dos PACs, cursos de informática básica no projeto de Inclusão Digital, capacitando 1.591 cidadãos em 2011, em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

Orientação – Neste ano, a Ouvidoria registrou 11.456 contatos feitos por cidadãos para realizar reclamações, tirar dúvidas e solicitar orientação e encaminhamentos. A maior beneficiária desses serviços foi a população carente que recorre com mais frequência ao Disk Cidadão (0800-2682300). De acordo com as estatísticas da Ouvidoria, o retorno aos usuários foi de 95,7%, não recebendo retorno somente aqueles que não deixam contatos para uma resposta.

Para a ouvidora-geral, os resultados são reflexos da meta governamental de Omar Aziz, que assegura instâncias de diálogo e participação popular na gestão. O cidadão recorre ao Governo, através da Ouvidoria, para sugerir, denunciar, buscar informações, reclamar ou elogiar, tendo a oportunidade de acompanhar os encaminhamentos dados à sua manifestação até a resposta final.

Como resultado do trabalho de atendimento aos cidadãos, o Ouvidoria Geral do Estado recebeu em novembro de 2011, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio Pesquisa de Opinião Topo Marketing Empresarial no segmento órgão público, concedido pela VR Comunicação. Os PACs ficaram em primeiro lugar como o órgão mais lembrado pelas pessoas ouvidas pela pesquisa em Manaus.

Fonte: Portal do Governo do Amazonas
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Portal de Boa Vista do Ramos: Ouvidora contabiliza mais de 3 milhões de atendimentos nos PACs
Ouvidora contabiliza mais de 3 milhões de atendimentos nos PACs
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