Municípios amazonenses recebem turnê cultural Mandaçaia

A turnê com 73 profissionais saiu ontem, às 16h, em três barcos, um para percorrer os municípios da Calha do Baixo Médio Solimões (Anamã, Codajás, Anori, Beruri e Manaquiri) e outro para o Baixo Solimões.
Manaus - Mandaçaia significa, na língua tupi-guarani, ‘o que se espalha envolvendo’. Com este mote, a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) lançou, na manhã de ontem, a ‘Turnê Mandaçaia de Cinema, Dança, Leitura, Música, Teatro e Oficinas Pedagógicas’, projeto que levará ações culturais para o interior do Amazonas.

A turnê com 73 profissionais saiu ontem, às 16h, em três barcos, um para percorrer os municípios da Calha do Baixo Médio Solimões (Anamã, Codajás, Anori, Beruri e Manaquiri) e outro para o Baixo Solimões (Maués, Boa Vista do Ramos, Barreirinha, Parintins, Urucará e Itapiranga), retornando a Manaus na terça-feira (24).

A viagem de trabalho servirá, também, para mapear artistas e, assim, realizar intercâmbios culturais. “Nesta primeira etapa, nós que estamos levando nossos artistas a eles. Na próxima, será feito o contrário, os artistas destes municípios que virão para a capital”, contou Robério Braga, secretário de Cultura.

Atrações
Serão promovidas 16 apresentações de música (sob o comando dos maestros Luiz Fernando Malheiro e Marcelo de Jesus), teatro, dança, duas oficinas, exibições de filmes e sala de leitura. Os locais escolhidos para sediar as atividades variam entre escolas, igrejas e praças.

Exposição
No final do projeto acontecerá uma exposição fotográfica com imagens do making off e dos lugares pelos quais a turnê passou, sob assinatura de Wesley Andrade e Lula Sampaio.

SERVIÇO
 O que: Turnê Mandaçaia de Cinema, Dança, Leitura, Música, Teatro e Oficinas Pedagógicas
Quando: de 17 a 24 de janeiro
Onde: por onze municípios do Amazonas

Fonte: D24am