Governo do AM visa desenvolver 48 ações em prol da leitura

“O grande enfoque do ano será nas áreas de Patrimônio Histórico, Literatura e Artes Visuais”, antecipa Robério Braga.

Segmentos da cultura e da arte até então menos favorecidos pelas políticas públicas atuais deverão passar a receber mais atenção dos órgãos de cultura a partir deste ano. Ao menos no que depender da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). “O grande enfoque do ano será nas áreas de Patrimônio Histórico, Literatura e Artes Visuais”, antecipa Robério Braga, titular da pasta.

Braga destaca, no segmento do Patrimônio Histórico, as ações do programa “Cartão Postal”. Lançada no final do ano passado, a iniciativa pretende recuperar e/ou resgatar espaços públicos ou manifestações culturais e artísticas consideradas cartões-postais de Manaus e de municípios no interior, como forma de estímulo ao turismo. Na capital, a recuperação da Avenida Eduardo Ribeiro e adjacências iniciou ainda em 2011, com obras na Praça do Congresso.

Em outros dez municípios, segundo o secretário, estão sendo feitas pesquisas e levantamento com moradores para definir os alvos de resgate. “A população vai definir o que considera seu cartão-postal, e daí se vai decidir o que é necessário fazer em cada Pode ser uma escultura que já existe, uma igreja, uma dança folclórica ou até um lugar paradisíaco”, explica Braga. Entre os municípios sob levantamento, informa ele, estão Anamã, Anori, Beruri, Codajás, Parintins, Boa Vista do Ramos e Maués.

Bienal e além
Outra área de pouca expressão nas políticas culturais do Estado, a literatura será contemplada com um extenso programa de 48 ações em prol do livro e da leitura, a ser desenvolvido ao longo deste e dos próximos três anos. Uma delas é a realização da Bienal do Livro, 28 de abril a 5 de maio, no Studio 5 Festival Mall. O evento será organizado pela empresa Fagga, nos mesmos moldes de outros do gênero já realizados em Estados como Bahia e Rio de Janeiro, com feiras, exposições, palestras e encontros literários.

O programa do Governo do Estado inclui outras ações de estímulo à leitura, como a de bibliotecas em paradas de ônibus, como acontece em Brasília. “Ano passado trouxemos a Manaus um açougueiro de lá (Luis Amorim, coordenador do projeto na capital federal) para passar sua experiência”, conta Braga. “Estamos reunindo várias experiências para fazer um grande programa”.

Grande exposição
Também já anunciada pela SEC, a Bienal de Artes Plásticas só acontecerá em 2013, mas o projeto do evento será lançado este ano ainda, com uma grande exposição que trará a Manaus uma coleção de 80 desenhos e pinturas de Di Cavalcanti (1897-1976), com curadoria de Romaric Büel, responsável por exposições de Camille Claudel e Lily Marinho, além de uma mostra com trabalhos de consagrados artistas amazonenses, de várias gerações, em número ainda não definido. A mostra local reunirá três peças inéditas de cada convidado.

A exposição pré-Bienal, que deverá acontecer ao longo de 45 dias entre março e abril, no Centro Cultural Povos da Amazônia, e servirá para discutir a programação e a linha temática do evento a ser realizado no ano seguinte. “Nela será lançada a proposta temática da Bienal, promovendo debates e palestras”, afirma o secretário.
Por fim, a SEC apresenta este ano o Festival Grito Rock, em parceria com o Fórum Estadual de Música. O evento se une a outros já consolidados pela secretaria, como o Festival Amazonas de Ópera.

Só a Virada confirmada
Até o presente momento, a única iniciativa Fundação Municipal de Cultura e Artes (Manauscult) confirmada para 2012 é a Virada Cutural, segundo informações da Secretaria Municipal de Comunicação. Uma enquete pública para escolha das atrações do evento já está sendo realizada entre internautas por meio do site http://manauscult.manaus.am.gov.br. Outras ações previstas só serão confirmadas pela secretária Lívia Mendes, que retorna das férias na próxima semana.

Algumas ações previstas pela Prefeitura para o ano passado, vale lembrar, terminaram não se concretizando. Uma delas é o Salão Municipal de Artes Plásticas, a ser promovido pela Manauscult e Conselho Municipal de Cultura: previsto para dezembro de 2011, o salão até agora não foi realizado.

Fonte: Acrítica