Conselheiros do Fundeb pedem prisão de prefeito afastado

O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) protocolou nesta segunda-feira (16) denúncia e pedido de prisão preventiva contra o prefeito afastado do município de Boa Vista do Ramos, Elmir Lima Mota.

Segundo os seis membros do Conselho, Elmir Mota estaria envolvido em um esquema de desvio de verba do Fundeb destinada àquele município, distante 271 quilômetros de Manaus.

No documento, os conselheiros, representados por Laureny Antônio Nascimento da Silva, exigem a devolução de aproximadamente R$ 450 mil aos cofres municipais.

O dinheiro, de acordo com o levantamento da auditoria feita pelo prefeito interino, vereador Marlon Trindade (PT), mostra que o dinheiro foi movimentado pelo ex-prefeito no período em que esteve à frente da prefeitura, mas não foi aplicado e sumiu.

Laureny Silva afirmou ainda que a presidente do conselho, a professora Raimara Teixeira, deixou de reunir e cobrar do prefeito afastado, a aplicação e de fiscalizar os atos da prefeitura em reação ao Fundeb.

Na denúncia feita ao Em Tempo Online, o conselheiro afirmou que parte do dinheiro depositado nas contas da prefeitura pelo Fundeb nos últimos três meses não teria sido aplicada na merenda escolar, no pagamento de professores e de transportadores, principalmente na zona rural do município que mais necessita do transporte.

“Nós tivemos acesso aos extratos bancários e concluímos que parte da verba de R$ 1,5 milhão destinada pelo Fundeb ao município no período da administração do prefeito afastado simplesmente desapareceram. Ele terá que devolver esse dinheiro”, denunciou o conselheiro Laureny.

O pedido de prisão de Elmir Mota foi protocolado na Superintendência da Polícia Federal e no Ministério Público do Estado. O promotor Fábio  Monteiro recebeu as denúncias ainda pela manhã.

A reportagem do Em Tempo Online tentou falar com a professora Raimara pelo celular **09-34**, mas o telefone se encontrava desligado ou fora da área de serviço.

Fonte: Em Tempo Online