Operadores de motor serra querem sair da ilegalidade

A Unidade Local do IDAM (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas) de Boa Vista do Ramos, junto com o setor de terra e os operadores de motor serra, da Associação dos Profissionais Operadores de Motor Serra - ASPROM, realizaram um levantamento das áreas que, supostamente, poderão vir a ser áreas de manejos florestais. 

O levantamento foi realizado no igarapé do Pireira, um afluente do rio Curuçá. Na ocasião foram demarcados 36 lotes de terra.
Os inventários florestais e os mapas das áreas já estão sendo encaminhados para o ITEAM (Instituto de Terras do Amazonas), que fará a análise, com o intuito de verificar se os lotes estão dentro das normas exigidas pelo órgão.

A partir daí será dado continuidade, principalmente no que se refere aos inventários das áreas para, posteriormente, serem encaminhadas ao IPAAM (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas).

Segundo o presidente da Associação, Luciano Monteiro Rolim, com essa iniciativa do IDAM, junto à associação, será possível trabalhar dentro da legalidade. “Graças ao apoio que o IDAM vem dando, nossa expectativa é melhorar o trabalho que há muitos anos vem sendo desenvolvido”, disse ele, ressaltando que a Associação é muito grata ao instituto, principalmente por conta da assistência oferecida e das orientações que contribuem para que os comunitários trabalhem dentro da legalidade.

Fonte: IDAM