Ministro acata possibilidade de interligar Baixo Amazonas ao linhão de Tucuruí

O ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, demonstrou intenção em atender à reivindicação feita, nesta sexta-feira (2), pelo governador Omar Aziz, que defendeu a possibilidade de integração da rede de energia dos municípios do Baixo Amazonas ao Linhão de Tucuruí, que interligará Manaus ao sistema nacional de energia até meados de 2013.

A reivindicação foi feita durante a inauguração, pela Eletrobrás do Amazonas, da subestação Jorge Augusto de Souza Baird, no Distrito Industrial.

Os municípios da região são: Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Maués, Nhamundá, Parintins, São Sebastião do Uatumã, Urucará, Itacoatiara, Itapiranga, Silves e Urucurituba.

“O linhão vai passar por algumas cidades no interior. Vamos procurar rebaixar essa energia, que é um procedimento extremamente caro, para atender aquela região e tudo mais que puder ser feito, nós vamos fazer”, disse o ministro.

Para o governador, a interligação do Amazonas ao sistema nacional resolve um dos grandes gargalos para o desenvolvimento da economia no interior do Estado, que é falta de energia elétrica.

“O linhão nos dá uma segurança de ter energia com quantidade para que a gente possa pensar e planejar o Estado para o futuro”.

No caso do Baixo Amazonas, ele disse que a energia de Tucuruí possibilitaria a instalação de uma fábrica de cimento, na Vila Amazônia, em Parintins, uma vez que aquele município e Nhamundá têm jazidas de calcário em abundância. Outra possibilidade para a região é a agroindústria.

“Hoje nos questionam muito porque não procuramos alternativa econômica fora da Zona Franca de Manaus. Nenhum governador que me antecedeu deixou de se esforçar para isso, mas sem infraestrutura, sem energia é impossível produzir e ter um produto competitivo no mercado”.

Edson Lobão ressaltou que, em um ano e meio, o linhão de Tucuruí chegará a Manaus, que já tem parte de sua demanda atendida pela energia proveniente do gás de Urucu. Em relação ao interior, Lobão disse que novas termelétricas estão sendo implantadas.

Fonte: Emtempo