Medicina e Direito entre os cursos mais concorridos da UEA

Medicina apresenta 85,1 candidatos disputando uma vaga. Direito vem a seguir, com 57,8 candidatos por vaga.

Cursos ofertados pelo vestibular da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) voltados para a capital chegam a contar com até 85,1 candidatos por vaga. Medicina, Direito e Administração estão entre os cursos mais concorridos. As provas acontecem nos próximos dias 10 e 11 de dezembro.
Segundo a UEA, 53.076 candidatos se inscreveram para disputar uma das 5.060 vagas dos 58 cursos oferecidos, para ingresso em 2012. O número é equivalente a uma média de 10,5 candidatos para cada vaga. No vestibular passado, o índice de abstenção foi de 29%.

Medicina, com 5.532 inscritos e 65 vagas só em Manaus, lidera o ranking dos cursos mais procurados, apresentando relação de 85,1 candidatos por vaga.

O curso, dividido em dez polos, sem contar com a capital, é responsável por 6.817 inscritos e 125 vagas, o equiavlente a 54,5 candidatos por posto.

O segundo curso mais procurado é o de Direito, com 57,8 candidatos/vaga. Ao todo, o curso é responsável por 5.669 inscrições e 98 vagas ofertadas.

O terceiro curso mais concorrido é o de Administração, com uma média de 50,4 candidatos/vaga. No total, 4.943 inscritos concorrem a uma das 98 vagas disponibilizadas para o curso.

O curso de Tecnologia em Gestão Pública, com 1.325 inscritos é o que apresenta o maior número de vagas, assim como a maior quantidade de inscritos na capital. No curso, a concorrência por posto será de 4,5 pessoas.

Logo em seguida está o curso de Bacharelado em Saúde Coletiva, contabilizando 714 vagas, 4.423 candidatos e uma média de 6,2 candidatos por vaga.

Os cursos de Licenciatura em Química e Física despontam entre os com o menor número de concorrentes por vaga, 1,4 e 1,5, respectivamente. No curso de Química, 104 postos são disputados por 149 candidatos. Já no de Física 157 inscritos pleiteiam umas das 104 vagas.

Das 5.060 vagas ofertadas, 1.690 destinam-se a cursos ministrados na capital, 3.100 aos ministrados no interior do Estado e 270 para indígenas.

Entre os municípios que contam com cursos ministrados em loco estão: Itacoatiara, Parintins, Tabatinga, Tefé, Anori, Apuí, Beruri, Borba, Boca do Acre, Carauari, Careiro Castanho, Coari, Eirunepé, Fonte Boa, Humaitá, Itapiranga, Novo Aripuanã, Presidente Figueiredo, Lábrea, Manacapuru, Manicoré, Maués, São Gabriel da Cachoeira e São Paulo de Olivença.
Provas
As provas do vestibular da UEA acontecem nos dias 10 e 11 deste mês, com início às 13h e terão duração de quatro horas.
No sábado, 10, ocorre a prova de Conhecimentos Gerais, composta por 84 questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, História, Filosofia, Geografia, Biologia, Matemática, Física e Química.

Já no domingo, 11, ocorre a segunda etapa do vestibular, com a aplicação das provas de Conhecimentos Específicos e da Redação. No total, serão 36 questões com cinco alternativas.

A nota final da segunda etapa será composta pela soma dos pontos atribuídos na prova de Conhecimentos Específicos (parte objetiva) e de Redação, totalizando até cem pontos.

Os candidatos que deixarem de comparecer ou zerarem a prova de Conhecimentos Específicos ou a Redação serão automaticamente eliminados.

Atenção

De acordo com o presidente da Comissão de Ingresso na UEA, André Zogahib, os candidatos devem  evitar atrasos, optando pela chegada com pelo menos uma hora de antecedência aos locais de prova.

“É importante que eles procurem conhecer os locais de prova previamente também”, afirmou.

No dia do exame os concorrentes devem ter em mãos o cartão de confirmação, o documento original de identidade e caneta esferográfica com tinta de cor azul ou preta.

Zogahib esclarece que não serão aceitos como documentos de identidade Certidões de Nascimento, Títulos Eleitorais, carteiras de motorista (modelo antigo), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade, nem documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados.

Durante as provas os candidatos deverão entregar aos fiscais de sala seus equipamentos eletrônicos desligados, que serão devolvidos ao final do exame.

Os candidatos só poderão sair da sala levando o caderno de prova 30 minutos antes do término das provas.
 
Fonte: D24am