SDS realiza III Fórum Permanente das Secretarias Municipais de Meio Ambiente em Maués

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) vai realizar nos próximos dias 9 e 10 de novembro, o III Fórum Permanente das Secretarias Municipais de Meio Ambiente do Estado do Amazonas (III Fopes-AM), no município de Maués (a 356 km da capital), no Auditório Edmundo Xavier Albuquerque, das 8h às 18h.

A ação faz parte do trabalho do Governo do Amazonas junto às secretarias municipais de meio ambiente no sentido de discutir ações que fortaleçam a gestão ambiental do Estado. Na ocasião, estarão reunidos os secretários e representantes de meio ambiente dos 62 municípios do Amazonas que deverão discutir temas de interesse regional considerando o patrimônio natural amazônico como seu maior bem socioeconômico. Uma equipe técnica da SDS e de outros orgãos estaduais, estarão se deslocando ao município de Maués para participarem do Fórum. Fazem parte da comitiva a titular da SDS, Nádia Ferreira, o presidente do Ipaam, Ademir Stroski, e o presidente da Associação dos Municípios, Jair Souto.

O Fopes-AM foi criado para fortalecer os órgãos municipais de meio ambiente, sendo fruto de encontros realizados, desde o ano de 2009. Tem como um de seus objetivos, a interlocução com o órgão estadual (SDS), visando mobilizar os Secretários e Servidores Municipais de Meio Ambiente, para produzir conhecimentos sobre a realidade ambiental local, desenvolvendo estratégias para uma Gestão Ambiental compartilhada e possibilitando, como Pessoa Jurídica, assento no Conselho Estadual de Meio Ambiente do Amazonas (Cemaam) e no Fórum Estadual de Mudanças Climáticas (FAMC). A realização do evento conta com a parceria da Associação Amazonense de Municípios (AAM) e da Prefeitura de Maués.

Dentre os temas a serem debatidos no encontro estão a “Gestão Ambiental no Amazonas: desafios e perspectivas futuras”; “Programas e Projetos Ambientais da Prefeitura de Maués”; “Elaboração dos Planos Municipais de Saneamento e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos dos Municípios do Amazonas”; a Remediação dos Lixões/Critérios para escolha de área para Aterro Sanitário”; o “Cadastro Ambiental Rural (CAR-AM)”; “Plano de Manejo Florestal Sustentável”; e, “Minuta de Lei de Serviços Ambientais”.

No segundo dia do evento estão programadas visitas técnicas à Fazenda e Complexo Industrial da AMBEV; Usina do Pau Rosa; Embrapa; Produtores Independentes; e, Local de Destinação dos Resíduos Sólidos do município de Maues.

O último encontro foi realizado em julho deste ano, no retiro Laura Vicuna, em Manaus, com a participação de 49 secretários municipais de meio ambientes e mais 82 convidados, totalizando 131 participantes. O I Fopes foi realizado em novembro de 2010, e reuniu 39 gestores municipais, além de 91 convidados, totalizando 130 participantes.

Fonte: Amazonas Notícias