Archive Pages Design$type=blogging

destaque

Municípios perdem oportunidade de reduzir déficit habitacional no interior do Amazonas

Metade das cidades não aderiu ao Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social.

Manaus - Dados do Ministério das Cidades revelam que metade dos municípios amazonenses não manifestou interesse ou não aderiu ao Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS) e, com isso, perdeu a oportunidade de contar com a ajuda do governo federal para desenvolver projetos de habitação popular e, assim ajudar na redução do déficit habitacional do Estado, que é de 25,4%, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O índice é considerado um dos maiores do País.

Dos 62 municípios do Amazonas, apenas 14 cidades estão aptas a receber recursos do Fundo de Habitação. Do restante dos municípios irregulares, 30 não aderiram ao SNHIS ou estão impossibilitados de receber aporte para habitação de interesse social. O cenário evidencia, segundo o Ministério das Cidades, a falta de interesse das administrações municipais em buscar soluções para o déficit habitacional.

O presidente da Associação de Municípios do Amazonas (AMA) e prefeito do município de Manaquiri, Jair Souto, disse que a falta de municípios participantes no Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS) não se dá por falta de preocupação, mas por uma série de dificuldades, algumas delas, inclusive, impostas pelo próprio governo federal. “Não é baixo o interesse dos municípios nesses projetos. Muitas vezes tem o agravante do município não ter terreno, ou estar inadimplente e não ter capacidade para firmar convênios com a Caixa, por conta das muitas exigências da União”, afirmou Souto.
A Superintendência de Habitação (Suhab) informou, por meio de nota, que já foi elaborado o Plano Estadual de Habitação de Interesse Social (Pehis), mas que apenas dez dos 62 municípios do Estado participaram ativamente das discussões.
Na avaliação da Suhab, isso explica o fato de o Amazonas ter apresentado o pior resultado de municípios brasileiros que aderiram ao SNHIS, segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado recentemente.

“O Governo do Amazonas aguarda a aprovação do Plano Estadual de Habitação pela Caixa, que solicita do banco a liberação de R$ 7,5 bilhões, a serem investidos no setor habitacional até 2023, em sintonia com o Plano Nacional de Habitação”, disse a Suhab, em nota.

Manaus tem pendências
Além dos municípios do interior, o Ministério das Cidades informou que Manaus também está impedida de participar de novas seleções do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS).
A Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) não respondeu a solicitação do DIÁRIO sobre o assunto, porém, o Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb) informou que possui um convênio com a Caixa Econômica para auxiliar a construção de casas populares de pessoas que já tem a escritura do terreno, desde que a moradia atual seja de madeira.

A diretora de assuntos fundiários do Implurb, Paulina Reis, disse que o programa existe desde 2009, possui 53 casas entregues no bairro Jorge Teixeira. Outras 330 ainda estão em projeto, no entanto, a iniciativa da Prefeitura não é considerada um programa de habitação de interesse social, visto que o beneficiado precisa ter a escritura definitiva do terreno.

Fonte: D24am
Nome

acidente agricultura água animal bovinos câmara católico cheia cidadania comunicação concurso contas cooperativa corrupção cultura curso dança denúncia deputado destaque drogas economia educação eleições emprego enche enchente enchete encontro energia entretenimento esporte festa folclore futebol governador idam indígena infra estrutura internet justiça literatura luta maués meio ambiente moda morte municípios música padre padroeira pagamento parintins pescadores politica política porto prefeito prefeitura prisão processo seletivo professor projeto rondon psc reclamação recursos religião ronilson de souza rural saae saneamento básico saúde segurança senador tce telefonia trabalhador tráfico transporte uea veículo verbas vereador vestibular vivo
false
ltr
item
Portal de Boa Vista do Ramos: Municípios perdem oportunidade de reduzir déficit habitacional no interior do Amazonas
Municípios perdem oportunidade de reduzir déficit habitacional no interior do Amazonas
http://1.bp.blogspot.com/-4FodF62nYvk/TsxOganl2xI/AAAAAAAAAx8/whqWfwBuZyg/s400/casa2.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-4FodF62nYvk/TsxOganl2xI/AAAAAAAAAx8/whqWfwBuZyg/s72-c/casa2.jpg
Portal de Boa Vista do Ramos
http://www.portalbvr.com.br/2011/11/municipios-perdem-oportunidade-de.html
http://www.portalbvr.com.br/
http://www.portalbvr.com.br/
http://www.portalbvr.com.br/2011/11/municipios-perdem-oportunidade-de.html
true
3426349743776412851
UTF-8
Not found any posts Leia mais Reply Cancel reply Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDAMOS PARA VOCÊ Tag ARCHIVE Busca Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago