Dez cidades do interior do Amazonas vão receber supletivos eletrônicos da Seduc

O critério para que a pessoa faça uso do serviço é que ela tenha, ao menos, 15 anos para solicitar sua regularização no Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio.

Manaus - O Sistema Eletrônico de Avaliação (SEA), que já possibilitou a regularização escolar de mais de 23 mil pessoas em Manaus, será expandido pelo Governo do Estado para dez municípios do interior do Amazonas. Coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o Sea – mais conhecido como supletivo eletrônico – passará a atender, também, os municípios de Alvarães, Coari, Iranduba, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Maués, Parintins, São Gabriel da Cachoeira e São Paulo de Olivença.

Inaugurado em Manaus pelo governador Omar Aziz e com o respaldo do Conselho Estadual de Educação, o inovador sistema é um serviço oferecido pela Seduc para possibilitar a regularização da escolaridade das pessoas que não concluíram os estudos na idade correta.
Segundo o secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim, o sistema é um serviço ágil, prático e tem correspondido à expectativa da população. “Mais de 23 mil pessoas já usufruíram deste benefício em Manaus e agora o Governo do Estado quer oferecer as mesmas condições à população do interior. Inicialmente ampliaremos o sistema para dez municípios e já iniciamos o planejamento para beneficiar futuramente outras localidades”, explicou o secretário.

Em Manaus, o sistema atende em média 250 pessoas diariamente e conta com um laboratório localizado na sede da Seduc, no bairro do Japiim, no qual, após agendamento via internet, a pessoa tem acesso a um banco eletrônico de questões objetivas. Se, ao realizar a prova, o candidato conseguir um aproveitamento igual ou superior a 50% em cada disciplina, poderá então receber seu certificado de conclusão do ensino Fundamental ou Médio.

O critério para que a pessoa faça uso do serviço é que ela tenha, ao menos, 15 anos para solicitar sua regularização no Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio.  
“Uma das vantagens é que o candidato não precisa ter conhecimento em informática. Como utilizamos a tecnologia touch screen, ao ter acesso ao laboratório de avaliação, a pessoa só precisa tocar na tela do computador, indicando a alternativa escolhida e confirmar sua opção”, esclarece a técnica da Gerência de Educação de Jovens e Adultos da Seduc, Tanamara Cerqueira, frisando que o laboratório de avaliação, em Manaus, conta com 28 computadores, sendo dois adaptados para pessoas com necessidades especiais.

Outra vantagem do sistema é a agilidade no resultado do exame. “Já que as provas são corrigidas eletronicamente, logo após o exame a pessoa já fica sabendo se foi aprovada ou não. Se ele não conseguiu o resultado esperado, ela já pode marcar a data pra refazer a avaliação”, informa o professor João José Alves, técnico da Seduc, lembrando que a avaliação eletrônica é ecologicamente viável, uma vez que dispensa a utilização de papel.

Mais 16 mil atendimentos até 2012
Alvarães, Coari, Iranduba, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Maués, Parintins, São Gabriel da Cachoeira e São Paulo de Olivença serão os primeiros dez municípios do interior a serem atendidos já em 2011. A expectativa da Seduc é atender, nestas localidades, aproximadamente 16 mil pessoas até o final de 2012.

O SEA no interior funcionará nos laboratórios de informática das escolas estaduais. As primeiras provas já estão marcadas e serão realizadas no período dia 12 e 16 de dezembro, tendo 4.028 escritos, sendo a maioria de Parintins, que contabiliza 1.357 inscrições.  
A Coordenadora Regional de Educação de Parintins, Lanira Gracia Cardoso, diz que o número de inscrições se deve à grande divulgação e à parceria feita pela coordenação municipal da Seduc em Parintins com escolas municipais da cidade. “Cada município trabalha com o máximo da sua capacidade na rede estadual. Com a parceria feita com a rede municipal, pudemos aumentar o número de inscritos para realizar as primeiras provas, já em dezembro”, informou Lanira Garcia.

Fonte: D24am