UEA promove debate sobre Educação em Parintins

Prática docente e avanços na Educação no Baixo Amazonas estão entre os temas das discussões de professores e pesquisadores.

O auditório da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em Parintins será ocupado por pesquisadores dos municípios da região do Baixo Amazonas entre os dias 22 e 24 de agosto para um debate tão importante quanto oportuno para o futuro da Educação no estado. O 1º Seminário Nacional de Prática Docente (Sendo) deve reunir cerca de 100 professores das redes pública e particular de ensino de pelo menos 10 municípios do Amazonas e do Pará para uma programação composta por um minicurso, oito oficinas, debates e palestras.

Algumas palestras contará com a participação do consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Júlio Alejandro Jelves, que vai apresentar projetos que ajudou a implantar na Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul e na Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça de onde é consultor para assuntos de cidadania.

Na programação do 1º Sendo estão previstas ainda discussões sobre os avanços nos números do Ideb de Parintins, município com constante crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, indicador do Ministério da Educação para monitorar o rendimento de estudantes em todos os municípios brasileiros. Segundo a professora Gleides Meire Maia, uma das coordenadoras do encontro, os números positivos da Educação em Parintins estão diretamente ligados à implantação do Centro de Estudos Superiores da UEA.

“Além da graduação de dezenas de professores de diversas disciplinas, temos uma série de projetos de Extensão que mobilizam crianças e adolescentes na sede e na zona rural do município”, afirma a professora, doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

Como exemplo a professora cita a recente Olimpíada de Matemática de Parintins que registrou a participação de 18 mil crianças e adolescentes, quase 20% da população total da Ilha Tupinambarana. Na opinião do coordenador do curso de Matemática da UEA de Parintins, “é natural que tamanha participação se reflita nas avaliações dos estudantes”, afirma Pedro Coimbra, ressaltando que Parintins tem vários exemplos da preocupação com a Educação de qualidade, discurso que encontra eco junto aos coordenadores do 1º Seminário Nacional da Prática Docente.

“Existe uma espécie de pacto entre os professores da região no sentido de encontrarmos os melhores caminhos para levar para nossas crianças e adolescentes melhores conteúdos, uma prática mais efetiva e estabelecer uma relação de ainda mais confiança não só com os estudantes, mas também com suas famílias. E pra isso precisamos discutir a construção identitária do professor”, explica referindo-se ao tema central do seminário, que já tem confirmada a participação de professores de Urucará, Boa Vista do Ramos, Nhamundá, Barreirinha e Juruti.

Fonte: Seduc Parintins