Projeto Rondon vai levar apoio a 61 municípios da Amazônia

A Operação Peixe-boi será desenvolvida no Estado do Amazonas, entre os dias 8 e 24, UEG e FESP atuarão no município
Motivados pela proposta de conhecer e ajudar a melhorar a realidade de pequenas comunidades situadas em pontos distantes do país, 1.260 estudantes e professores universitários viajarão, a partir desta sexta-feira (8), para 61 localidades do Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul com o objetivo de realizar ações de cidadania no âmbito do Projeto Rondon. 

Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Rondon tem como objetivo promover a participação voluntária de estudantes universitários em iniciativas que contribuam para o desenvolvimento sustentável das comunidades assistidas. Além de integrar os universitários nessas comunidades, o projeto busca fazer com que a vida da população melhore, a partir de iniciativas de caráter multiplicador – o que permite maior retenção, pelas pessoas locais, dos conhecimentos adquiridos.

Em cada município amazônico trabalharão 20 voluntários, num total de 400 participantes. Cada equipe contará com integrantes procedentes de duas instituições de ensino superior diferentes. A intenção é fazer com que, desde o primeiro momento, essas equipes aprendam a trocar experiências e informações, de modo a integrar sua forma de atuação.
Segundo os coordenadores do Rondon, a escolha dos estudantes e professores que participam das viagens – os chamados "rondonistas" – leva em conta não só o perfil acadêmico dos candidatos, mas também o potencial que seus projetos têm de transformar ou melhorar a qualidade de vida de cada comunidade.

Em uma fase prévia, o Projeto Rondon solicita que alunos e professores das instituições interessadas submetam à aprovação do Ministério da Defesa os projetos que pretendem realizar, tendo em vista as necessidades de cada município. Somente são escolhidas propostas em que há evidente sintonia entre as ações programadas e a realidade objetiva dessas localidades.

Em julho, estão previstas quatro operações do Rondon na Amazônia: Peixe-Boi, Oiapoque, Arara Azul e Tuiuiú. A Operação Peixe-boi será desenvolvida no Estado do Amazonas, entre os dias 8 e 24, e englobará os seguintes municípios: Autazes, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Manacapuru, Manaquiri, Maués, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã, Silves, Urucará e Urucurituba.

Já os participantes da Operação Oiapoque irão atuar no Estado do Amapá, entre os dias 9 e 25 de julho. A lista de municípios contemplados abrange: Amapá, Calçoene, Cutias, Ferreira Gomes, Laranjal do Jari, Mazagão, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Pracuuba, Serra do Navio, Tartarugalzinho e Vitória do Jari.
A Operação Arara Azul cobrirá, entre os dias 15 e 31 do mesmo mês, os seguintes municípios do Estado do Mato Grosso do Sul: Anastácio, Bodoquena, Caracol, Corumbá, Guia Lopes, Ladário, Miranda e Porto Murtinho.

A Operação Tuiuiú, por fim, será desenvolvida no Estado do Mato Grosso, entre 16 de julho e 01 de agosto. Vinte municípios serão atendidos: Araputanga, Arenápolis, Chapada dos Guimarães, Comodoro, Curvelândia, Denise, Glória D'Oeste, Jangada, Jauru, Lambari d'Oeste, Nobres, Nova Lacerda, Nova Olímpia, Poconé, Porto Espiridião, Porto Estrela, Rio Branco, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos e Vila Bela da Santíssima Trindade.
Além dessas quatro iniciativas, o Projeto Rondon fará – paralelamente à Arara Azul, na segunda metade de julho – uma operação piloto junto a populações ribeirinhas da Calha do Rio Paraguai, no Mato Grosso do Sul. Batizada de Operação Especial Rio Paraguai, a iniciativa prevê ações de saúde, educação, meio ambiente e tecnologia social na região.

Fonte: Ministério da Defesa