Prefeito de Boa vista do Ramos rebate acusações

Líder do poder municipal afirma que denúncias contra sua administração, além de infundadas, são fruto de covardia da oposição  

 

A construção de escolas, casas populares, pagamento do 13° salário ao funcionalismo público e o incentivo ao setor primário são algumas das realizações que, segundo o prefeito de Boa Vista do Ramos (a 270 quilômetros de Manaus em linha reta), Elmir Lima Mota, têm incomodado seus adversários políticos, que, a pouco mais de um ano das próximas eleições, estariam tentando conturbar a administração dele por meio de infundadas denúncias de corrupção e até ameaçando-o de morte.

No dia 26 de maio, o coordenador regional do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), Renato Souto, informou ao jornal A CRÍTICA que estaria elaborando um relatório para ser encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF). 
No documento, entre outras denúncias atribuídas à atual administração de Boa Vista do Ramos, estariam o desvio de recursos públicos destinados para a saúde e a educação.
No último final de semana, o prefeito atribuiu as denúncias a grupos de oposição, que estariam “incomodados” com a popularidade que a administração dele atinge, às vésperas das eleições municipais.
“São dois grupos políticos que tiveram a oportunidade de fazer e não fizeram. Eles querem voltar ao poder, e têm direito, mas que seja de forma democrática, não de forma covarde, tentando difamar”, comentou Elmir Lima Mota.

Creche
Uma das obras da qual o prefeito diz se orgulhar e que seria motivo de “inveja dos adversários” seria o prédio da creche municipal Rayza Poliana Cardoso da Silva.
Segundo Elmir, atualmente, Boa Vista do Ramos é o único município do Amazonas a construir uma creche totalmente com recursos próprios.
“Os antigos administradores receberam recursos para fazer a creche e não fizeram”, lembra o prefeito. A obra foi inaugurada em maio de 2010. 

Obra aprovada
A dona de casa Arlene Reis Braga, que tem um filho de 3 anos na creche, garantiu que no local nunca faltou merenda para as crianças. “Eu gostei da construção da creche, porque é um lugar onde a gente pode deixar nossos filhos com segurança”, ressaltou Arlene.
Ao lado de mais duas unidades educacionais, a creche atende a 1.080 alunos, entre 2 e 5 anos de idade. Duas refeições são servidas às crianças diariamente. Às que moram distante, é oferecido transporte escolar.
“No café da manhã as crianças são servidas com achocolatado, pão, mel e frutas. Às 10h, antes de voltarem para casa, elas tomam sopa. Graças a Deus nunca faltou merenda. Até mesmo quando o dinheiro para comprar estava bloqueado por causa de problemas nas contas da administração passada, a prefeitura comprava, e não deixava faltar”, defendeu a diretora da unidade educacional, Maria de Souza Barata.

Décimo terceiro para professores
Outra realização do seu mandato que Elmir acredita ter sido uma conquista para os trabalhadores de Boa Vista do Ramos foi pagar o 13° salário aos profissionais da área de educação.
“Isso nunca tinha acontecido. Fui o primeiro a pagar o 13° salário para os servidores. Além do acréscimo na regência de classe dos professores, que aumentei de 10% para 20%, mais o auxílio localidade”, disse o prefeito.
Mais um avanço nessa área, segundo ele, é o fato de a partir da sua gestão o pagamento dos servidores passar a ser realizado por meio de caixa eletrônico.
“Antes, as pessoas passavam horas sob sol e chuva, ao redor da prefeitura, para receber. Agora, até mesmo antes do dia para o pagamento, o dinheiro está na conta, e o trabalhador pode sacar seu salário sem sofrimento”, ressaltou.
“Agora, quem critica são pessoas que quando governaram não souberam valorizar a qualidade de vida dos cidadãos boavistences”, completou o prefeito.
  
Saiba mais
Rebate
Sobre as denúncias de falta de merenda e medicamentos no município, Elmir negou que o fato já tenha ocorrido na cidade depois que assumiu a prefeitura de Boa Vista do Ramos. Ele mostrou à reportagem os estoques da central de merenda da cidade e os depósitos de medicamentos na Unidade Básica de Saúde.
“Em outras gestões, sim, as crianças comiam manga com sal”, disse.
O prefeito também mostrou os contra-cheques de funcionários públicos, principalmente da área de educação e saúde, com salários superiores a R$ 800, para rebater as acusações de que o poder público local estaria pagando vencimentos de alguns servidores no valor de R$ 180.

Fonte: Acrítica.com