Campanha de combate ao desperdício de água

Municípios amazonenses iniciam campanha para reduzir índice de desperdício de água tratada


A partir desta segunda (23), os municípios amazonenses de Itacoatiara, Rio Preto da Eva e Boa Vista do Ramos darão início a uma campanha de combate ao desperdício de água. O primeiro passo é a realização de cursos de capacitação destinados aos funcionários da concessionária que faz o abastecimento de água à população desses municípios.
Para isso, a concessionária SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), com apoio das prefeituras, contratou a empresa Eco Água, de Porto Alegre (RS), para realizar os cursos de capacitação no interior do Estado.
De segunda a sexta-feira, serão ministrados os cursos de Manutenção, Implantação e Operação em Sistemas Hidráulicos e de Localização de Perdas Físicas e Não Físicas em Sistemas de Abastecimento de Água. De acordo com estatísticas, no Amazonas o índice de desperdício de água tratada gira em torno de 60%. Os principais meios por onde a água escorre pelo ralo são vazamentos não visíveis, furto ou ‘gatos’ e má utilização por falta de hidrômetros, além de pessoal não qualificado que lida com os serviços de abastecimento. Segundo o diretor de capacitação da empresa Eco Água,
Luiz Eugênio, a falta de capacitação de pessoal chega a contribuir com 1/3 desse índice. Eugênio afirma que essa qualificação contribuirá para que esses municípios mostrem ao resto do Estado a preocupação em combater o desperdício e economizar água tratada, além de oferecerem aos consumidores água potável de melhor qualidade. “Esperamos que essa atitude desses poucos municípios desperte nos outros a mesma preocupação, já que o ciclo da água é frágil e finito, podendo ser quebrado em qualquer parte do planeta sem prévio aviso. No Amazonas, por causa da sua abundância, a grande maioria dos prefeitos ainda não despertou para essa necessidade”, observou. Programação dos cursos 23/05 - Manacapuru - Curso de Implantação, Manutenção e Operação em Sistemas Hidráulicos 24/05 - Itacoatiara - Curso de Localização de Perdas Físicas e Não Físicas 25/05 - Itacoatiara - Curso de Implantação, Manutenção e Operação em Sistemas Hidráulicos 27/05 - Boa Vista do Ramos - Curso de Implantação, Manutenção e Operação em Sistemas Hidráulicos.

Fonte: Acritica.com